TAP REVELA CRESCIMENTOS A TRÊS DÍGITOS NOS VOOS DE/PARA ESTADOS UNIDOS E NA ‘PONTE AÉREA’ LISBOA - PORTO


A TAP informou hoje que regista um crescimento do tráfego de/para os Estados Unidos em 104,5% e que a sua ‘ponte área’ Lisboa - Porto resultou num aumento em 102,1% do tráfego entre as duas maiores cidades portuguesas.
Essas informações constam de um comunicado da companhia aérea em que pela primeira vez divulga alguns dados de tráfego, sem chegar a aproximar-se, no entanto, do que fazem as suas congéneres de referência, que têm institucionalizado divulgar mensalmente um conjunto de dados operacionais, incluindo tendência de evolução dos preços.
A informação divulgada hoje pela TAP indica que em Setembro transportou 1,16 milhões de passageiros, com um aumento em 4,7% relativamente ao mês homólogo de 2015, e que atingiu uma taxa média de ocupação dos voos de 85,5%, com uma subida de 2,4 pontos em relação a Setembro de 2015.
Dados a que o PressTUR teve acesso mostram que apesar dessa recuperação, a companhia ainda não chegou à taxa média alcançada em Setembro de 2014, de 86,7%, que foi a mais elevada desse ano, bem como do ano de 2013.
Ainda de acordo com esses dados, também em número de passageiros a recuperação ocorrida não permitiu ainda à TAP bater o seu recorde de passageiros num mês de Setembro, atingido em 2014, com 1,18 milhões.
Porém, como destaca o comunicado, a TAP considera que os seus indicadores de tráfego já começam a mostrar o resultado “do processo de transformação actualmente em curso” na companhia, designadamente a reestruturação da rede de ligações, “com alterações na oferta e reduções pontuais em algumas rotas deficitárias no primeiro trimestre do ano, compensando, por outro lado, com o reforço da capacidade noutros mercados de maior procura, tendo em vista melhorar o seu resultado operacional”.
Um desses mercados é a América do Norte, onde, segundo a mesma informação, com a introdução de voos para Boston e para Nova Iorque - JFK a TAP aumentou a sua capacidade em 92,4%.
Embora a informação não o especifique, esse crescimento foi seguramente a base do aumento de passageiros em voos intercontinentais, que a TAP indica ter sido em 11,3% no mês de Setembro, mas sem especificar como evoluíram origens/destinos de grande peso na sua actividade como o Brasil e Angola.
“De igual modo, o sector de médio curso da companhia – incluindo a Europa e domésticos – teve um desempenho também positivo, com um crescimento de 2,7 por cento no tráfego transportado, aumentando para o total de 882.508 passageiros”, acrescenta o comunicado, que neste caso especifica que o crescimento teve “maior incidência no sector doméstico, para o qual contribuiu, nomeadamente, o aumento de 102,1% do tráfego na linha entre Lisboa e Porto após o lançamento da Ponte Aérea ligando as duas cidades, no final de Março”.
A informação avança a finalizar que “na mesma linha de crescimento, a TAP atingiu neste mês de Setembro uma taxa de ocupação (load-factor) de 85,5 por cento em toda a rede, o que demonstra uma subida de 2,4 pontos percentuais relativamente a igual período de 2015, com destaque para o sector intercontinental que atingiu 86 por cento de load-factor, um aumento de 5,6 pontos percentuais”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol