Acordo fechado na TAP prevê que chineses entrem em Agosto

A entrada indirecta dos chineses da Hainan Airlines na companhia de aviação portuguesa, segundo o jornal Expresso ocorre em Agosto.
Esta é a concretização do que ficou estipulado no memorando de entendimento assinado a 6 de Fevereiro, na altura o Governo autorizou que a HNA entrasse no capital da Atlantic Gateway por via de um empréstimo obrigacionista.
O semanário Expresso avança que Humberto Pedrosa e o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, reuniram esta semana. E que o Estado e os privados já terão assinado o acordo que devolve 50% da TAP ao Estado, conforme foi negociado no início do ano.
Será hoje apresentado pelo Ministério de Pedro Marques, oficialmente, o acordo assinado ontem, refere à Lusa. O Estado e a Atlantic Gateway celebraram "o Acordo de Compra e Venda de Acções e o Acordo Parassocial e de Compromissos Estratégicos previstos no Memorando de Entendimento para a reconfiguração dos termos e condições da participação do Estado português na TAP”, refere uma nota do gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Haverá hoje uma conferência de imprensa com a participação de Pedro Marques e do comendador Humberto Pedrosa, em representação da Atlantic Gateway.
Em Fevereiro foi assinado um memorando de entendimento entre o Governo de António Costa e os accionistas da Atlantic Gateway.  
A entrada dos chineses da HNA deverá acontecer no âmbito do empréstimo obrigacionista, tal como noticiado na altura do memorando de entendimento.
Estava previsto que a Azul subscrevesse 90 milhões de euros do empréstimo de 120 milhões de euros, em obrigações convertíveis em acções, a realizar pela TAP, o que indirectamente permitiria a entrada dos chineses da HNA que passariam a deter entre 10% a 13% do capital da companhia aérea, como foi então admitido por David Neeleman.
O acordo entre o Governo e a Atlantic Gateway autoriza, numa das cláusulas, a entrada da HNA no capital do consórcio, em percentagem a acordar entre os novos donos e o grupo chinês. Num prazo de cinco anos a HNA pode substituir a companhia brasileira Azul no capital da Atlantic Gateway, se o Governo português autorizar a operação.
Os chineses da HNA têm 23,7% do capital da Azul. Esta tem ainda como accionista, com uma posição de 5%, a norte-americana United Airlines. 
O memorando prevê que o Estado volte a controlar 50% da companhia aérea, ficando a Atlantic Gateway - que venceu a privatização em Junho do ano passado - a deter 45% do capital. O restante deverá ficar nas mãos dos trabalhadores da companhia. Passando o Estado a nomear o presidente do Conselho de Administração da empresa, composto por 12 elementos – seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado.
Companhia chinesa HNA foi convidada pelo Governo de Pedro Passos Coelho para participar na privatização de 61% da TAP, segundo foi noticiado na altura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol