Aviação doméstica retoma crescimento no pós-copa

Depois de um primeiro semestre com variações atípicas e uma movimentação durante a Copa praticamente estável em relação ao ano passado, a demanda por transporte aéreo doméstico em agosto registrou alta de 5,9% sobre o mesmo mês de 2013. A taxa ficou próxima daquela registrada para o acumulado dos oito meses desse ano, que é de 5,6%. Os números são relativos ao desempenho das empresas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), AVIANCA, AZUL, TAM e GOL.

“São dados positivos porque podem indicar que nem toda a reprogramação de viagens do ano ficou concentrada no primeiro semestre”, afirma Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. Até antes da Copa do Mundo o setor registrou taxas crescimento acima do normal, inclusive em meses de baixa atividade, como fevereiro, março e abril. O fenômeno foi associado especialmente a um adiantamento dos compromissos de negócios desse ano para evitar a concorrência com o público da Copa por passagens, hospedagem e serviços em geral.

Em números absolutos, a demanda doméstica em agosto passou de 7,2 bilhões de RPKs (passageiros-quilômetros transportados) para 7,6 bilhões de RPKs. A oferta da indústria seguiu controlada, sendo reduzida em 0,9% no consolidado, passando de 9,7 bilhões de ASKs (assentos-quilômetros oferecidos) para 9,6 bilhões ASKs. Como resultado, o Load Fator (taxa de ocupação, relação entre a oferta e a demanda) avançou 5,1 pontos percentuais em um ano, atingindo 79,3%.

“Essa taxa de ocupação é recorde para o mês de agosto, que normalmente é um mês mais fraco na sazonalidade do setor. Isso considerando não somente os números da ABEAR, mas toda a série histórica da ANAC. É algo muito positivo, que mostra a eficiência da indústria, que se aproxima gradualmente dos níveis dos Estados Unidos, mercado maduro e referência global”, interpreta o consultor técnico da ABEAR Maurício Emboaba. “Em 2009, os aviões voavam no Brasil com 66% de sua capacidade, enquanto as companhias norte-americanas mantinham 81% dos seus assentos ocupados. No consolidado até julho deste ano, a taxa média passou para 80% nas empresas brasileiras e 85% para as norte-americanas”, informa o especialista, comentando a trajetória recente.

Os passageiros embarcados em agosto pelas associadas ABEAR somaram 6,7 milhões, total 4,1% superior a 2013. No mês, pelo critério da parcela de RPKs, a TAM liderou o mercado com 39,1% de participação, seguida pela GOL, com 35,6%, pela AZUL, com 16,3%, e pela AVIANCA, que atingiu 9%.

Acumulado 2014 – De janeiro a agosto, conforme mencionado, a demanda doméstica registra alta de 5,6% sobre o mesmo período do ano anterior. A oferta total tem ligeira retração, tendendo à estabilidade, de 0,5%. A taxa de ocupação do ano permanece em 79,6%, com melhoria de 4,6 pontos percentuais. Somam 52,4 milhões os passageiros embarcados nos voos domésticos.

Totais móveis – A avaliação de 12 intervalos dos totais móveis (séries consolidadas de resultados de 12 meses, registradas mês a mês) projeta nesse momento uma taxa anualizada de demanda em alta de 6%, para uma oferta com pequeno crescimento de 0,8%.

Internacional – O mercado internacional apresentou um crescimento surpreendente para o mês de agosto, bastante acima da taxa do segmento doméstico. A demanda teve alta de 14,7% (saltando de 2,2 bilhões de RPKs para 2,6 bilhões de RPKs). A oferta também foi ampliada em 5,2% para atender o mercado (passando de 2,9 bilhões de ASKs para 3 bilhões de ASKs).

Com a demanda crescendo mais que a oferta, a taxa de ocupação experimentou avanço de 7,1 pontos percentuais, ficando em 85,3%. “Diferentemente da taxa da aviação doméstica, esse aproveitamento dos voos internacionais é recorde não somente para o mês de agosto na série histórica, mas para qualquer mês do registro. Superou, inclusive, os 85,1% do mês passado, melhor desempenho até então, mas mais natural para um mês forte, normalmente de férias”, destaca Emboaba.


GOL, com 15,3% de participação de mercado (parcela do total de RPKs) em agosto e TAM, com 84,7%, são as únicas companhias nacionais operando voos internacionais atualmente. As duas transportadoras embarcaram juntas 433 mil passageiros no mês, 12,1% a mais do que em agosto de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol