Justiça condena Anac, Infraero e empresas por caos aéreo

foto:Alexandre Barros

São Paulo – A Justiça Federal condenou a União, a Infraero, a Anac e outras seis companhias aéreas a pagarem multa de R$ 10 milhões pelos danos e transtornos causados durante o chamado “caos aéreo” de 2006.
Entre as companhias condenadas, estão a Ocean Air, Pantanal Linhas Aéreas, TAM, Total Linhas Aéreas, BRA Transportes Aéreos, VRG Linhas Aéreas.
De acordo com os autores da ação, em outubro e novembro de 2006 os consumidores sofreram com a crise que se instalou no sistema de tráfego aéreo brasileiro, ocorrido após o acidente do avião GOL 1907.
O ápice do "apagão" foi no dia 2 de novembro, quando os passageiros tiveram que esperar mais de 15 horas para embarcar, sem que tivessem informações ou auxílios como água e alimentação. 
Com a crise, muitos passageiros tiveram que dormir no chão ou em cadeiras nos aeroportos.
Para o juiz federal João Batista Gonçalves, foi provada a má organização, administração, gerenciamento, fiscalização e prestação de serviço de transporte aéreo.
O juiz entendeu que se faz necessária a condenação pelos danos causados à coletividade, servindo a pena para desencorajar os acusados a reincidir nos fatos ocorridos.
O valor da multa será destinado a um fundo de reparação dos danos causados à sociedade. Ainda cabe recurso da decisão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol