IAG tem 32 A350 e 18 B787 para a subsidiária espanhola Iberia

O CEO do IAG, Willie Walsh, assegurou aos accionistas do grupo, reunidos em Madrid, que já estão asseguradas as condições comerciais e de entrega de 44 novos aviões de longo curso para a subsidiária espanhola Iberia, mas que só serão encomendas firmes quando a companhia estiver em posição de crescer com rentabilidade.
Walsh especificou que se referia a 32 Airbus A350, o modelo que também vai ser a base da frota de longo curso da TAP a partir de 2017, e 12 Boeing B787 Dreamliner.
A maior encomenda do grupo, porém, é para a low cost espanhola Vueling, a quem Walsh dispensou os maiores elogios, com um total 120 Airbus A320, 62 já com encomendas firmes e 62 em opção.
No total, disse o CEO do IAG, o grupo tem encomendados à Airbus 220 aviões da família A320, a que se somam mais 18 A350 para a British Airways, para a qual foram transformadas em encomendas firmes as opções de 18 B787.
Walsh, ao intervir na reunião geral de accionistas, ontem, em Madrid, destacou que o IAG teve “uma forte recuperação do seu desempenho financeiro” em 2013, com o lucro operacional a aumentar 800 milhões de euros, por aumento das receitas totais em 3,1% e uma redução dos custos em 1,3%.


Walsh comentou que esta evolução evidencia, “uma vez mais, que as companhias são mais fortes sendo parte de um grupo do que mantendo-se como companhias individuais” e anunciou aos accionistas um aumento da previsão de sinergias da constituição do grupo em 250 milhões de euros, para 650 milhões no próximo ano.
Relativamente às companhias que o integram, Walsh foi especialmente elogioso para a mais recente “fantástica aquisição”, a Vueling, sobre a qual disse que deu ao grupo “uma nova dimensão” e “uma nova cultura”.
“Sob a liderança de Alex Cruz, [a Vueling] atingiu uma coisa virtualmente única entre as companhias — aumentar capacidade e aumentar na mesma proporção a rentabilidade”.
Quanto à Iberia, Walsh também elogiou os progressos alcançados pela gestão de Luis Gallego, apontando para que este ano volte a dar lucro.
Ainda assim, acrescentou, a companhia precisa “gerar níveis sustentáveis de rentabilidade para que possamos ter confiança para investir em novos aviões, produtos e serviços”.
Sobre a British Airways, Walsh destacou que sob a liderança de Keith Williams, a companhia alcançou “fortes e constantes progressos” em 2013.
O CEO do IAG, que também se referiu à utilização de novos mecanismos de financiamento, citando o modelo Enhanced Equipment Trust Certificate, que disse ser usado pelas norte-americanas e que lhe permitiu obter 927 milhões de euros, destacou que a questão principal é que o grupo está focado em ser “disciplinado” e entende por disciplina que apenas acrescenta rotas ou aviões quando sabe que existe procura para eles.
“Só investimentos em novos produtos e serviços se tivermos um retorno deles superior ao custo do capital”, frisou Walsh, acrescentando que considera que essa foi “a chave do nosso sucesso em 2013” e é “de importância vital para gerar confiança futura no IAG”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol