Controladores aéreos franceses terminam greve

O sindicato minoritário dos controladores aéreos franceses responsável pela greve que ontem e hoje causou transtornos a milhares de passageiros em França e em países do Sul da Europa, como Portugal, e Norte de África, desconvocou a paralisação ao fim da tarde de hoje, mas os seus efeitos ainda vão perdurar por mais horas.
A imprensa francesa está a noticiar que o UNSA-ICNA, sindicato que representa 22,4% dos quatro mil controladores franceses, desconvocou a greve após várias horas de reunião com o secretário de Estado dos Transportes da qual resultou um “avanço” não especificado das suas reivindicações.
A greve fora condenada pela IATA e pela AEA, que salientou o facto de a paralisação ocorrer numa das semanas de mais intensa actividade da aviação comercial na Europa.
A AEA alertava ainda na sua tomada de posição que também os controladores franceses se preparam para entrar em greve e acusava-os estarem a opor-se a medidas muito necessárias para um aumento da eficiência nos céus europeus.
A IATA, por sua vez, acusou os sindicatos de controladores aéreos europeus de estarem a tentar parar o “progresso”.
A IATA tem-se empenhado na defesa do projecto único europeu, sublinhando que actualmente “há mais fronteiras nos céus da Europa do que em terra”.
A Associação comentou ainda que essa situação levou em 2012 ao desperdício de 130 milhões de horas em atrasos que poderiam ter sido evitados se já houve o céu único europeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol