Concessionária de Viracopos deve ser multada após Copa

Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve aplicar uma multa ao consórcio que assumiu a administração do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), somente após a Copa do Mundo, de acordo com o diretor-geral da agência, Marcelo Guaranys, ao destacar que o consórcio ainda pode recorrer da sanção.
Segundo ele, a Anac está priorizando a operação dos aeroportos durante o mundial para depois se concentrar em outras questões. "Estamos concentrados na operação da Copa do Mundo e não esperamos que isso saia antes da Copa", disse ele a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.
"Nós enviamos o auto de infração ao consórcio por itens que não foram cumpridos e eles têm direito de contestar. Em cima dessa contestação é que aplicamos a multa no final", acrescentou ele.
O consórcio formado pela Triunfo, UTC e a francesa Egis Airport Operation enfrenta atrasos na execução da obra de modernização do terminal, e chegou a ter as obras interditadas em meados de maio pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
A multa prevista em contrato pode chegar até 170 milhões de reais, mais até 1,7 milhão de reais por cada dia de atraso.
Copa do Mundo
A Anac e o governo federal entendem que o país vem enfrentando sem problemas a demanda aeroportuária durante o começo da Copa do Mundo.
Os esforços já miram a segunda fase da Copa do Mundo, quando a circulação de passageiros tende a aumentar. A vantagem é que nem todas as sedes irão receber jogos da reta final do mundial.
"Estamos indo bem até agora; tranquilos e a segunda fase impõe novos desafios", afirmou Guaranys.
Desde a véspera do mundial, o percentual de atrasos de voos está em 4,1 por cento, com cancelamentos em 8,2 por cento, abaixo das limites máximos estabelecidos pelas autoridades brasileiras.
"Nada nos supreendeu até agora e estamos com números abaixo do padrão internacional", afirmou a jornalistas o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.

Até agora, a Anac também contabilizou 25 autos de infração por descumprimento dos direitos dos passageiros e aplicou à empresas aéreas 11 penalidades por fiscalização técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol