Venezuela paga dívidas com seis companhias aéreas

País deve às companhias aéreas cerca de 4 bilhões de dólares, segundo a Associação International de Transporte Aéreo (Iata)

Caracas - A Venezuela afirmou nesta segunda-feira que pagou dívidas junto a seis companhias aéreas internacionais, conforme o governo tenta evitar que mais empresas deixem o país.
A dívida foi gerada depois que o governo exigiu que companhias aéreas vendam passagens na moeda local, bolívar, mas a Venezuela tem sido lenta na autorização da repatriação dos lucros. Agravando o problema está a inflação do país, uma das mais altas do mundo, em cerca de 60 por cento ao ano.
A Venezuela deve às companhias aéreas cerca de 4 bilhões de dólares, segundo a Associação International de Transporte Aéreo (Iata).
O governo fez todos os pagamentos de 2013 devidos à AeroMexico, Insel Air, Tame Ecuador e Aruba Airlines, afirmou o ministro das Finanças, Rodolfo Marco, no Twitter.
O governo venezuelano também quitou dívidas de 2012 junto à Avianca e Lacsa-Taca, acrescentou Torres.
"Eficiência!", disse Marco em um tuíte, sem especificar o montante dos valores pagos. "Continuamos apoiando as companhias aéreas!", acrescentou ele.
A Air Canada recentemente cortou voos à Venezuela por causa de preocupações sobre segurança. A Alitalia suspendeu serviços por causa de atrasos na repatriação de receitas.
Cerca de outras 20 companhias ainda aguardam pagamento.
A partir de julho, o governo venezuelano vai fixar preços de passagens aéreas em um nível cerca de 4,5 vezes mais caro que a taxa oficial atual de 11 bolívares por dólar, informou a Associação de Companhias Aéreas Venezuelanas (Alav), nesta segunda-feira.
No final de abril, a brasileira Gol anunciou despesa financeira de 75,9 milhões de reais devido a mudanças no câmbio da Venezuela, depois que o governo anunciou novas taxas de câmbio aplicáveis a certas indústrias, inclusive a aérea, neste ano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol