Tráfego de paxs cresce 3,1% no mundo e 12% no Brasil

Embora fevereiro tenha registrado aumento de 5,6% no tráfego aéreo de passageiros, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo a Iata, março mostrou desaceleração nessa expansão, com crescimento de 3,1% em relação a março do ano passado. O crescimento acumulado para o primeiro trimestre do ano é de 5,6%, pouco superior ao índice verificado no mesmo período de 2013, de 5,2%. "Depois de uma série de meses fortes, estamos assistindo a uma desaceleração do crescimento da demanda. O forte desempenho das economias avançadas, no entanto, é provável que apoie o crescimento contínuo do tráfego nos próximos meses", diz o CEO da Iata, Tony Tyler.

O tráfego internacional de passageiros subiu 2,6% em março, com a capacidade aumentando 5,5% e, portanto, média de ocupação de 78%, ou 2,3 pontos percentuais a menos que no mesmo período do ano passado. A maioria das regiões registrou abrandamento das taxas de crescimento ano a ano, e a América Latina foi a única a ter melhorado em março ante fevereiro, com as companhias aéreas regionais registrando aumento de 4,7% ano a ano, em comparação com os 4,2% do mês anterior.

O tráfego aéreo doméstico brasileiro aumentou 12% em março, ocasionado pelas viagens relacionadas ao carnaval, que começou no fim de fevereiro e continuou em março. No geral, porém, os drivers fundamentais no Brasil continuam frágeis, com a economia em baixa e queda da demanda doméstica, segundo a Iata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol