Mudança de aeroporto gera expectativa e dúvidas no RN

A pouco mais de duas semanas da data prevista para o início das operações do  Aeroporto Governador Aluízio Alves, em 22 de maio, companhias aéreas, agências de viagens e passageiros ainda não foram notificados oficialmente sobre a mudança. A expectativa é que isso ocorra só após a homologação, prevista para o dia 19, ou seja, dois dias antes da abertura do novo aeroporto.

A gerente da Aerotur, Anne Lorene Oliveira, afirma que no sistema das companhias aéreas ainda não houve a mudança do aeroporto dos voos a partir do dia 22 de maio. “Esta todo mundo mundo meio perdido. A gente está orientando os passageiros sobre a possibilidade de mudança, mas não sabemos quando o aeroporto vai começar a operar. No sistema, continua o aeroporto Augusto Severo, pois as companhias também estão esperando. Nem eles sabem”.

Abdon Gosson, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RN), confirma que até agora as agências não foram avisadas formalmente. “No sistema das companhias continua o Augusto Severo. Quando houver a mudança as companhias avisarão aos clientes e as agências. Mas os clientes ainda não estão muito preocupados. Para o natalense é como se esse aeroporto ainda não existisse”, enfatiza.

Gosson destaca que é importante que os passageiros tenham a informação com antecedência. “O tempo de viagem para o novo aeroporto é bem maior. E caso o aviso não seja feito com antecedência, algumas pessoas podem esquecer e acabar indo para o outro aeroporto”, justifica. 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a mudança de aeroporto só poderá ser informada aos passageiros  quando o procedimento de homologação estiver finalizado e as operações próximas de serem iniciadas. De acordo com a Anac, a notificação da mudança será de responsabilidade das empresas aéreas e do operador aeroportuário. Através de sua assessoria de imprensa, a Anac informou que a data de abertura do aeroporto será definida pelo operador, após a homologação do aeroporto pela Anac.

O NOVO AEROPORTO
Prazos e informações relacionados ao empreendimento:

Início da obra: agosto de 2012
Localização: São Gonçalo do Amarante
Status da obra: 99% pronta
*Início da operação: 22 de maio de 2014
Número de lojas no terminal de passageiros: 50
Vagas de estacionamento: 850. No Augusto Severo são 527

*Duas datas já haviam sido anunciadas para o início da operação: 15 de abril de 2014 e 10 de maio de 2014. A nova data (22 de maio) foi divulgada no dia 22 de abril. A previsão é que o Aeroporto Augusto Severo deixe de receber voos comerciais quando o novo começar a operar.

Fontes: SAC / Inframérica / Arquivo TN / Infraero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol