Tráfego aéreo é recorde no mês de fevereiro

GOL foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico, seguida pela TAM e pela Azul

São Paulo - As companhias aéreas nacionais transportaram em fevereiro 7,3 milhões de passageiros, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O volume é 14,4% maior que o de fevereiro de 2013 e foi o maior para o mês nos últimos dez anos.
A GOL foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2014, com 2,69 milhões, seguida pela TAM, com 2,39 milhões, e pela Azul, com 1,56 milhão.
A Anac também divulgou dados de tráfego de passageiros. A demanda, medida em passageiros transportados por quilômetro, cresceu 11,2% no mercado doméstico no mês passado, na comparação com fevereiro de 2013. "Esse é o maior índice em dez anos para o mês de fevereiro", disse a Anac, em nota.
Já a oferta, medida em assentos oferecidos por quilômetro, diminuiu 0,4% no período. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves nos voos domésticos foi recorde para o mês de fevereiro nos últimos dez anos, de 80,5%, uma melhora ante os 72,03% reportados no mesmo mês de 2013.
Os sócios da consultoria Pezco Microanalysis, Frederico Turolla e Cleveland Prates Teixeira, avaliam que a antecipação de calendário de negócios e a estratégia comercial das empresas aéreas, com a realização de promoções, explicam a expansão. Mas apontam que a base de comparação fraca de fevereiro de 2013 também colabora com um crescimento mais acelerado. "Notamos uma concentração da realização de feiras e eventos corporativos em função dos megaeventos", disse Turolla.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) também já havia apontado que a realização antecipada de eventos estaria influenciado o desempenho das empresas, uma vez que mais de 60% das viagens são feitas por motivo de negócios. "Percebemos uma demanda aquecida, é possível que haja uma reprogramação de compromissos do público corporativo, que está adiantando reuniões e eventos que poderiam acontecer durante a Copa ou no período eleitoral", acrescentou.
Os dados da Anac apontam a Avianca como a empresa que apresentou o maior crescimento da demanda, de 34,4% em relação a fevereiro do ano passado, enquanto a GOL registrou aumento de 19,5%. A Azul, descontando o efeito da fusão com a TRIP, cresceu 10,9%, na mesma comparação. Já a TAM se manteve praticamente estável, com aumento de 0,5% em fevereiro deste ano.
"A TAM foi a única empresa que apresentou redução da oferta de assentos, registrando 7,7% em fevereiro de 2014, quando comparada a fevereiro de 2013", acrescentou a Anac. Além dessas quatro empresas, os dados da Anac também consideram os números de aéreas de menor porte, como MAP Linhas Aéreas, Passaredo, Sete e Total. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol