Mercado de aviação doméstica registra bons resultados em fevereiro



Em termos de desempenho individual nesse indicador, em fevereiro sobressai o resultado da Avianca, que alcançou load factor mais de 8 pontos acima da média: 88,7%. A participação de mercado em fevereiro ficou dividida da seguinte forma: Tam (37,86%); Gol (36,83%); Azul (16,91%); e Avianca (8,39%). O acompanhamento dos totais móveis da indústria para o segmento doméstico mostra uma estabilização da oferta e a persistência da tendência de crescimento da demanda do setor, conforme já destacado anteriormente pela Abear.

Na parcela do mercado internacional detida pelas empresas aéreas associadas (da qual GOL tem 15,5% e a TAM tem 84,5% de participação, respectivamente), ainda que com outro cenário de fundo, a mesma austeridade de gestão vem sendo aplicada com bons resultados. Enquanto a oferta caiu 9,6% em relação a fevereiro de 2013 (para 8,7 bilhões de ASKs), a demanda permaneceu quase inalterada, recuando apenas 0,5% (para 6,3 bilhões de RPKs), levando a um aumento de 7 pontos percentuais na taxa de ocupação (para 77,5%). O número de passageiros transportados teve retração de 6,2%, somando 5,4 milhões de pessoas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol