Gol encosta na TAM em participação de mercado

Empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado doméstico

São Paulo - A Gol elevou em 17% as vendas de passagens para voos nacionais no primeiro mês do ano e encostou na líder TAM em participação de mercado, segundo dados divulgados ontem (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado doméstico, menos de 1 ponto porcentual do que detém a TAM, responsável por 38,13% do tráfego aéreo nacional. Há um ano, a diferença entre as duas empresas era acima de 8 pontos porcentuais.
A Gol retoma o crescimento após um período de ajustes na malha, iniciado em meados de 2012. A empresa fez um "pente fino" na sua malha, cortando voos deficitários e colocando seus aviões em rotas mais rentáveis, focadas principalmente no passageiro corporativo.
A estratégia foi desenhada para a empresa elevar a rentabilidade e superar as perdas de R$ 2,2 bilhões acumuladas de janeiro de 2012 a setembro de 2013.
Com esse novo foco, a empresa voltou a ampliar a sua oferta. Em janeiro, a companhia colocou à venda 10% mais passagens do que no mesmo mês do ano passado, segundo a Anac. Como as vendas subiram 17% no período, a ocupação do avião aumentou de 73,5% para 78%. O resultado disso foi uma ampliação na participação de mercado de 34% para 37%. "A Gol volta a crescer depois de ter melhorado sua malha, priorizando voos mais rentáveis", disse o professor de transporte aéreo da USP Jorge Leal Medeiros.
O manutenção de uma política de preços um pouco abaixo da concorrência e o foco no cliente corporativo, menos sensível a reajuste de tarifas, justificam o avanço da Gol, afirma o analista do BB Investimentos, Mário Bernardes Junior. "As empresas também querem economizar com despesas com passagens", avalia.
Procurada, a Gol não deu entrevista, por estar em período de silêncio até 26 de março.
No mesmo período, a líder TAM cortou sua oferta em voos nacionais em 3,46% em janeiro, na comparação com mesmo mês de 2013, o que derrubou a demanda quase na mesma proporção. Com isso, perdeu mercado - sua fatia caiu de 42,57% para 38,13% em um ano.
Os cortes também foram feitos nos voos internacionais - a TAM ofereceu 8,7% menos passagens em janeiro deste ano. Em comunicado, a empresa ressaltou que "segue em seu processo de melhoria da eficiência operacional, com taxas de ocupação acima da média da indústria e com geração de receitas substancialmente melhor."
Apesar do corte na oferta, a ocupação dos aviões da empresa caiu levemente em janeiro deste ano - de 83,8% para 83,64%-, mas ficou acima da média do mercado, de 80,56%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol