Gol opera primeiro voo comercial com biocombustível


Aviação ,
DA AGÊNCIA BRASIL

O primeiro voo comercial brasileiro operado com biocombustível decolou hoje (23) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília. A operação foi realizada pela Gol, que pretende utilizar a tecnologia em aproximadamente 200 rotas durante a Copa do Mundo de 2014. O uso de bioquerosene pode reduzir em até 80% a emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com a Abear, o combustível de aviação representa, atualmente, cerca de 43% do custo das passagens aéreas. A curto prazo, no entanto, essa mudança não deve repercutir tanto no valor da tarifa. "Com maior adesão a esse tipo de programa, acompanhado de políticas públicas, a tendência é que haja um ganho de escala a ponto de fazer com que esse combustível tenha um custo equivalente ao de origem fóssil", explicou o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, considera que ainda é cedo para definir uma política pública de incentivo à utilização de biocombustível na aviação. Ele esclareceu que, inicialmente, a proposta foi garantir um padrão de sustentabilidade que melhore a vida no planeta.

tecnologia do biocombustível, exclusiva para a aviação, foi desenvolvida pela empresa Amyris e não necessita de nenhum ajuste do maquinário do avião. O processamento do combustível do voo de hoje utilizou uma mistura de óleos vegetais, incluindo o de milho e o de cozinha já usado. "De todos osbiocombustíveis, esse é o mais novo e, como a segurança exigida na aviação é quatro vezes maior do que qualquer outro veículo, trata-se de uma tecnologia mais sofisticada", justificou o professor do curso de engenharia química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Donato Aranda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol