Presidente da Aerolíneas admite interceder contra LAN

Mariano Recalde reconheceu que pediu à presidente Cristina Kirchner para suprimir itinerários da companhia chilena para beneficiar as operações da estatal

Buenos Aires - O presidente da Aerolíneas Argentinas, Mariano Recalde, reconheceu que pediu à presidente Cristina Kirchner para suprimir itinerários da LAN para beneficiar as operações da estatal. Um vídeo divulgado pela imprensa argentina, nesta terça-feira, 27, mostra Recalde em discurso para um grupo kirchnerista, em que atribuiu adjetivos ofensivos a alguns políticos da oposição e relatou os pedidos feitos à presidente para melhorar as margens de lucro da Aerolíneas Argentinas.
No discurso, Recalde afirmou que a presidente não considerou adequado tirar voos da LAN. "Lhe pareceu muito", disse. O vídeo veio à tona às vésperas do fim do prazo imposto pelo governo à LAN para que desocupe um hangar no aeroporto metropolitano Jorge Newberry, mais conhecido como Aeroparque. No último dia 19, o Organismo Regulador do Sistema Nacional de Aeroportos (Orsna) entregou à LAN uma notificação para deixar o hangar em 10 dias úteis, pelo qual a companhia tem um contrato de uso que expira apenas em 2023.
Sem o hangar, a empresa alega que não poderá operar voos domésticos. A LAN possui 14 voos no país e, desde dezembro de 2012, sofre boicotes de organismos estatais. No vídeo, gravado em dia 5 de abril de 2010, Recalde relatou que a Aerolíneas Argentinas enfrenta dificuldades pela concorrência da LAN e de empresas brasileiras. Recalde também criticou o governo chileno de Sebastián Piñera.
"Levaram a direita à Presidência do Chile. Estamos competindo com a direita pinochista (referência ao ex-ditador Augusto Pinochet) instalada na Argentina; com empresas brasileiras; com interesses nacionais que querem mudar o modelo do país", reclamou Recalde. O executivo mencionou a compra de 20 aviões da Embraer para renovar a frota da estatal, com um "preço de mercado, ou mais barato, e o que é melhor, com financiamento do Brasil com taxa de juros de 7,3% anuais a 15 anos de prazo, um empréstimo esplêndido, inaudito", qualificou.

Também nesta terça-feira, o presidente do Orsna, Gustavo Lipovich, afirmou que, se a LAN não desocupar o hangar até quinta, 29, o organismo vai recorrer à Justiça. Na segunda, 26, a LAN apresentou uma medida de amparo legal para tentar reverter a decisão oficial. Lipovich argumentou que há uma cláusula no contrato entre a LAN e a Aeropuertos Argentina 2000, operadora dos aeroportos no país, que prevê o despejo em caso de necessidade do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol