Presidente da AA comenta veto à fusão com US Airways

O presidente da American Airlines, Tom Horton, enviou um comunicado para agentes de viagens sobre o impedimento, por parte da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), dafusão entre a companhia com a US Airways.


“Ela [a fusão] estava sujeita a várias aprovações, incluindo a dos acionistas da US Airways, dos credores da AMR, da Justiça e, por fim, das autoridades reguladoras dos Estados Unidos e da União Europeia”, diz ele, que continuou: “os acionistas financeiros da US Airways e da AMR votaram por unanimidade em apoio à fusão, e a União Europeia a aprovou. Esperávamos que a aprovação das autoridades reguladoras dos Estados Unidos fosse o último obstáculo a ser superado.”

O DOJ e seis promotores estaduais entraram com uma ação para bloquear a fusão entre a American Airlines e a US Airways. Segundo os argumentos utilizados, “nos últimos anos, as maiores companhias aéreas aumentaram tarifas, impuseram taxas mais altas e reduziram o serviço. A competição diminuiu e os consumidores passaram a pagar preços maiores para voar”.

ÍNTEGRA DO COMUNICADO
“Prezados agente de viagens,

Soubemos hoje que a Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) impugnará nosso plano de fusão com a US Airways. Gostaria de informar brevemente as implicações dessa decisão e explicar o que acontecerá em seguida.

Como já devem saber, esta fusão, num contexto de reestruturação, é um empreendimento muito complexo. Ela criou a base para uma reestruturação muito bem-sucedida, com resultados positivos para nossa equipe, nossos clientes, nossos proprietários, bem como para as comunidades que servimos.

No entanto, ela também estava sujeita a várias aprovações, incluindo a dos acionistas da US Airways, dos credores da AMR, da Justiça e, por fim, das autoridades reguladoras dos Estados Unidos e da União Europeia. Os acionistas financeiros da US Airways e da AMR votaram por unanimidade em apoio à fusão, e a União Europeia a aprovou. Esperávamos que a aprovação das autoridades reguladoras dos Estados Unidos fosse o último obstáculo a ser superado.

Nós e os colegas da US Airways temos trabalhado com a equipe do DOJ há meses para garantir que eles tenham uma visão esclarecida sobre a fusão. Afirmamos que a fusão é complementar (somente 12 rotas conflitantes), que proporciona benefícios significativos para os clientes e que aumenta a competitividade no setor de aviação.

Como o DOJ chegou a uma opinião contrária, o assunto será resolvido na justiça. O DOJ instaurou um processo no Tribunal do Distrito Federal para proibir a proposta de fusão. Nós, juntamente com a US Airways, defendemos a nossa posição. Embora ainda não saibamos por quanto tempo o processo tramitará no tribunal, é provável que ele leve alguns meses.

Enquanto isso, a American e a US Airways continuarão a operar como empresas independentes e concorrentes. Todos os anúncios recentes sobre as lideranças da nova American unificada ficarão em suspenso até que a fusão receba a liberação final.

Durante essa reestruturação, os funcionários da American se mantiveram focados, cuidando de nossos clientes, dia a dia. E os resultados falam por si só. A American está forte, lucrativa e competitiva novamente, como se vê em nossos resultados recorde do segundo trimestre. Enquanto trabalhamos através do processo judicial para que a fusão ocorra, vamos continuar aproveitando o impulso gerado pela nova American.

Obrigado por tudo que fazem.

Tom.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol