Novo aeroporto em São Roque (SP) terá investimento de R$ 1,2 bilhão

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assinou nesta terça-feira, 13 de agosto, autorização para construção e exploração do Naesp (Novo Aeroporto Internacional Executivo Metropolitano de São Paulo), no município de São Roque, a 45 km da capital paulista. É a segunda outorga para uso público de um aeródromo privado no país. Em julho, foi concedida a primeira autorização para aeroporto privado de uso público, também em São Paulo (saiba mais).   

Moreira Franco destacou a importância de novos empreendimentos para a aviação civil em todo o País. “Existe um potencial ainda em formação e uma demanda que cresce a cada ano pelo fato de já sermos o segundo mercado de aviação executiva do mundo”.

Planejado pela JHSF Incorporações Ltda, o empreendimento tem investimento previsto de R$ 1,2 bilhão. Ele será erguido às margens da rodovia Presidente Castelo Branco, em uma área de 2 milhões de metros quadrados. Com capacidade para até 200 mil pousos e decolagens por ano, o aeroporto terá duas pistas – a maior delas com 2.470 metros de extensão –, além de centros de serviço e manutenção de aeronaves e helicópteros, torre de controle, terminal de passageiros e heliponto. Prevê ainda áreas destinadas à construção de hangares.

O projeto foi desenvolvido com foco nas operações da aviação geral, tanto doméstica quanto internacional. A pista principal foi projetada para receber jatos executivos de grande porte, possibilitando voos para América do Norte, Europa e Oriente Médio. O aeroporto integra área destinada ao Projeto Catarina, da JHSF, que inclui ainda centro residencial e espaços comerciais.

A modalidade de autorização para construção e exploração de aeródromos está prevista desde 1986 pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, mas só foi regulamentada no final do ano passado, pelo Decreto no 7.871, assinado pela presidente Dilma Rousseff. Desde então, quatro pedidos de autorização foram feitos à Secretaria de Aviação Civil. A primeira autorização, para construção e funcionamento de aeroporto em Parelheiros, também em São Paulo, foi concedida no último dia 25 pelo ministro Moreira Franco.

A construção de aeroportos no país destinados exclusivamente a voos privados deve ajudar a aliviar a demanda de pousos e decolagens da aviação executiva de aeroportos como Santos Dumont e Congonhas, permitindo ampliação das operações comerciais regulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol