Diretor de RI da Gol vai pagar R$200 mil à CVM

Diretor foi acusado de não ter publicado fato relevante referente à compra de aeronaves; no dia, ações tiveram valorização superior a 10%

São Paulo – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aceitou a proposta feita pelo diretor de Relações com Investidores da GOL (GOLL4), Edmar Prado Lopes Neto, de pagar 200 mil reais para extinguir um processo administrativo referente à não publicação de um fato relevante referente à compra de aeronaves, diante de oscilação atípica no preço das açõesda GOL no dia 1º de outubro de 2012.
Na data, as ações da empresa tiveram valorização acima de 10%. Especulava-se a possível entrada de um novo sócio no capital da empresa após a GOL anunciar para a imprensa que, depois do fechamento do pregão, faria um “importante anúncio”. O anúncio referia-se, no entanto, à compra de aeronaves.
A área técnica da CVM concluiu que a oscilação ocorrida naquele dia poderia ser considerada atípica. Em sua análise, a CVM observou oscilações de ações em outras três datas de pregões influenciados por rumores de mercado – e elas eram “nitidamente inferiores “ à variação positiva de 10,63% do dia 1º de outubro de 2012. No dia seguinte, a ação caiu quase 11%, “consequência, provável, da alta significativa acontecida no dia anterior e do teor do fato relevante a respeito da compra das aeronaves”, segundo a CVM.

A CVM aceitou a proposta apresentada pelo diretor, suspendendo o processo, que será extinto após o pagamento. O Comitê considerou a quantia proposta “suficiente para o desestímulo de práticas assemelhadas e capaz de bem nortear a conduta dos agentes de mercado em situação similar à do proponente”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol