GOL reduz 7,5% a capacidade no 1S13, mas demanda e ocupação caem.



GOL reduz 7,5% a capacidade no 1S13, mas demanda e ocupação caem.


GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. divulgou ontem à noite os resultados preliminares de tráfego aéreo do mês de junho, do segundo trimestre do ano (2T13) e do acumulado do primeiro semestre (1S13). No mês de junho, o PRASK líquido (receita de passageiros por assentos-quilômetro oferecidos) apresentou crescimento de 11% na comparação com junho de 2012.

No 2T13, o PRASK atingiu crescimento de aproximadamente 10% e no 1S13 esse aumento atingiu 11%. O yield líquido no mês (valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro) apresentou aumento de 11% na comparação com o mesmo mês de 2012, ficando entre R$ 21,0 e R$ 21,4 centavos. No 2T13 e no 1S13, o yield líquido aumentou cerca de 13%.

O Preço Médio do Combustível (PMP) do mês de junho apresentou queda de 8% na comparação com junho de 2012. No 2T13 o preço do combustível (QAV) apresentou queda de aproximadamente 4% enquanto no acumulado do 1S13, segundo a GOL, o aumento foi de aproximadamente 4% (N.R.: este percentual contraria números do SNEA, que indicam queda de 8,4% no 1S13).   

No mês de junho, o “sistema total GOL” registrou queda de 1,3% na capacidade (ASK’s) em relação a junho de 2012 e queda de 3,9% em relação a maio de 2013. O tráfego de passageiros (RPK’s) caiu 1,8% em relação a junho de 2012, mas aumentou 2,5% em relação ao mês de maio deste ano (mês anterior). Em decorrência, a taxa de ocupação caiu 0,4 pontos percentuais (pp), para 70,5%, em relação a JUN.12, mas aumentou 4,4 pp em relação a MAI.13. Em relação ao mesmo período do ano passado, no mercado doméstico a GOL registrou queda de 4,2% na oferta, retração de 3,7% no tráfego, gerando uma elevação de 0,4 pp na ocupação, para 72,1%. No mercado internacional, a capacidade foi elevada 31,7%, mas o tráfego aumentou apenas 23,1%, resultando em uma queda de 4,0 pp na taxa de ocupação, que ficou em 57,3%.

No 2º trimestre (2T13) e em relação ao 2T12, o “sistema total” da GOL (dados operacionais consolidados) registrou queda de 2,7% na capacidade (ASK’s) e de 5,2% no tráfego de passageiros (RPK’s), resultando em uma queda de 1,8 pp na taxa de ocupação, que ficou em 67,7%. No mercado doméstico, a oferta foi reduzida em 5,8%, a demanda caiu 7,5% e a ocupação ficou em 69,0% (-1,2 pp). No mercado internacional, a capacidade foi elevada 34,0%, o tráfego aumentou 26,3% e a taxa média de ocupação ficou em 57,2% (-3,5 pp). Imeiros


No acumulado dos seis primeiros meses do ano (1S13) e em relação ao 1S12, o “sistema total” da companhia registrou retração de 7,5% na capacidade (AK’s) e queda de 9,1% no tráfego (RPK’s), gerando uma redução de 1,2 pp na taxa média de ocupação, que ficou em 67,5%. No mercado doméstico, a oferta foi reduzida 11,0%, a demanda caiu 11,7% e a taxa de ocupação ficou em 68,5% (-0,5 pp). No mercado internacional, a GOL aumentou 34,0% a oferta e registrou elevação de 23,5% no tráfego, gerando uma queda de 5,1 pp na taxa média de ocupação do período, que ficou em 59,3%.

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