SP diz que não há base para reduzir ICMS do QAV


SP diz que não há base para reduzir ICMS do QAV

Hoje, a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação está em 25% em São Paulo e deverá permanecer neste patamar

São Paulo - Tecnicamente, não há fundamento para que o Estado de São Paulo reduza a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) incidente sobre o querosene de aviação (QAV). A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo supervisor da Área de Fiscalização de Combustíveis da Secretaria da Fazenda paulista, Luiz Claudio. Hoje, a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação está em 25% em São Paulo e deverá permanecer neste patamar.

A Secretaria da Fazenda paulista foi procurada pela reportagem para responder se pretendia reduzir o imposto sobre o combustível, como fez nesta quinta-feira a Secretaria da Fazenda do Distrito Federal, que diminuiu sua alíquota de 25% para 12%. De acordo com o supervisor, estudos e simulações neste sentido já foram feitos pela Fazenda de São Paulo, mas eles mostraram que do ponto de vista técnico não há vantagens para o Estado reduzir o ICMS.


"Imagino que outros Estados reduzem seus impostos com o objetivo de dar mais competitividade e maior ocupação de seus aeroportos. Em São Paulo, não é reduzindo imposto que vamos ampliar os números de voos e de passageiros. Temos é que investir em infraestrutura", disse o supervisor da Fazenda paulista, acrescentando que os aeroportos paulistas já estão sobrecarregados.

Outra hipótese refutada pelos estudos da Secretaria da Fazenda é a de que os aviões passem a voar abastecendo em outros Estados. Isso porque, de acordo com Luiz Claudio, há normas que impedem voos fora dos limites de segurança. Segundo o supervisor, um avião não pode voar com mais ou menos combustível do que o permitido pelas normas de segurança.

A informação dando conta de que o Distrito Federal reduziu a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação foi passada para a imprensa pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz. A reportagem do Broadcast procurou a Secretaria da Fazenda do Distrito Federal por telefone e e-mail para checar a informação, mas até o começo da noite não havia obtido uma resposta. Segundo Sanovicz, a Secretaria da Fazenda do Distrito Federal calcula que a renúncia fiscal por conta da redução do ICMS sobre o querosene de aviação é de R$ 131 milhões por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAM Aviação Executiva participa da Agrishow pela 15ª vez, de olho na forte demanda vinda do agro

Shopping Center Brasileiro coloca Boeing 737-200 no telhado e público enfeita com adesivos de futebol